Cólicas na gravidez: Como aliviar?

Dentre todos os sintomas de gravidez existentes, a cólica é uma dos mais incômodos. A maioria das gravidas sofrem com esse tipo de complicação.

Mas será que as cólicas são normais durante a gravidez? pode estar havendo alguma complicação mais séria?

Bom, basicamente as cólicas são eventos normais durante o período de gravidez ou com uso de algum suplemento para engravidar como Mam Caps Bula. Elas podem ocorrer com mais frequência após os três primeiros meses de gestação.  Porém vale salientar que se houver um certo exagero na manifestação dos sintomas providos das cólicas, é necessário buscar a ajuda de um especialista, para uma averiguação mais detalhada.

sintomas

A seguir estaremos mostrando algumas dicas para o aliviamento dos sintomas providos de cólicas. Se você está a sofrer com as  cólicas, leia este artigo até o final e saiba como solucionar o seu problema.

Como aliviar as cólicas na gravidez?

Banho quente: Um banho pode ser útil no aliviamento das cólicas. A alta temperatura estimula  a circulação sanguínea, bem na região pélvica. A tendência é que as dores sumam  ou sejam amenizadas após o banho.

 

Bolsa térmica: A teoria por traz deste método é o mesmo do anterior, o calor alocado à região pélvica estimulará a circulação, amenizando os incômodos.

Chá de gengibre: A gengibre é um poderoso alimento, esta raiz é eficaz no combate de uma série de complicações. O chá de gengibre pode ser consumido para aliviar as dores, visto que a mesma possui propriedades anti-inflamatórias, e que aliviam os desconfortos.

Postura: Manter uma postura ereta é essencial no período de gravidez, como a gestante carrega consigo um peso acima do normal, cólicas e outras complicações podem ocorrer com frequência.

 Alimentação correta: Na minha opinião, a principal missão de uma futura mamãe é cuidar da alimentação.

Para as gestantes, o ideal é priorizar os alimentos verdes, como  frutas e verduras, com exceção do pimentão. Este pode causar gases, que são são bem comuns durante os 9 meses; além disso, evite o feijão, visto que o mesmo também ocasiona o problema descrito.

Massagens: Massagens podem ser a solução para aliviar as cólicas, mas antes, é necessário a prescrição médica.\

Atividades físicas: Atividades físicas fazem bem em qualquer circunstância. Para as gestantes, o ideal é manter uma rotina de atividades leves, desde que seja acompanhada por um especialista.

As atividades mais recomendadas para conter as cólicas são: caminhada, alongamento, ioga, entre outras. Para que não haja muito esforço físico, 30 minutos por dia é mais do que suficiente. Antes e durante a prática, o ideal é consumir bastante quantidade de água.

Cólicas pode ser aborto

Por mais que as cólicas sejam supostamente comuns, ainda sim é necessário haver uma observação médica.

Digo isso pois, cólicas pode ser indício de aborto espontâneo. Por este motivo, se os sintomas de fato ocorrerem, não hesite, procure um obstetra imediatamente. Além disso, cólicas também podem ser sinal de outros eventos anormais.

Como exemplo temos o deslocamento das placentas, assim como o trabalho de parto. Este último só é possível se o período coincidir com os 9 meses respectivos, a não ser que o bebê esteja para nascer prematuramente.